É
importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A
avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos.
Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
•
Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação,
solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É
preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no
bimestre;
•
Deve-se proceder relação com o registro anterior;
•
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas
colocações.
Sugestões
para iniciar relatórios:
•
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o
aluno...
•
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste
bimestre...
• A partir
das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
•
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento
cognitivo:
• O
aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno
apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O
aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura
e da escrita.
•
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita.
•
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura,
contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços
importantes.
• Lê
com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê
e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê
com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
•
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
•
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
•
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro
operações matemáticas.
• O
aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
•
Realiza cálculos simples de adição e subtração.
•
Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
• É
curioso, questiona e busca informações.
•
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e
etc.
•
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
•
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso
planeta.
•
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
•
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
•
Ocasionalmente troca letras.
•
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações
significativas;
•
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando,
ordenando, generalizando, concluindo...;
•
Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e
outros símbolos
• Lê
com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
•
Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
•
Identifica e escreve seu nome completo;
•
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
•
Apresenta dificuldades ortográficas
•
Identifica e escreve seu nome completo
•
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação-
convívio social:
•
Participa com interesse e produtividade.
•
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
•
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com
os colegas em classe.
•
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É
criativo e comunicativo.
•
Coopera com colegas e professora.
• O
aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia
para realizá-las sem o apoio da professora.
•
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias
entre outros.
•
Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É
cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
•
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
•
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
•
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
•
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
•
Colabora na construção de regras;
•
Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
•
Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Nenhum comentário:
Postar um comentário