Sugestões de Alguns
Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:
1 – Caçador de tartarugas:
Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao
sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser
apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga
deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O
jogador que for apanhado será eliminado.
2 – Jogo das Cores:
Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação
do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair
correndo e tocar em algo da cor indicada.
3 – Me dá um abraço:
Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal
especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem
correr e encontrar um amigo para abraçar.
4 - Lobos e Carneirinhos:
Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20
metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e
Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica
de costas para o grupo dos Carneirinhos.
Desenvolvimento:
Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o
mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem
próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se
rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos
apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser
lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.
Sugestão:
Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que
se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já
viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do
animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse
das crianças.
5 - Onça Dorminhoca:
Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança
fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará
no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo
de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão
desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda
e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças
procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.
Sugestão:
O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de
acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele
que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a
atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
6 - Corrida do Elefante:
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas
separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço
passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de
elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais
usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz).
Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a
mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar
como um elefante.
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