domingo, 10 de junho de 2012

Oficina



BRINCANDO COM O CORPO.
(Oficina de Formação Lúdica)


PLANEJAMENTO.


 Olá – olá.

Olá – olá, eu já cheguei,
E dou uma boa noite pra vocês.

Bato palmas, 1-2-3,
E dou uma boa noite pra vocês.

Bato os pés, 1-2-3,
E dou uma boa noite pra vocês.

Dou um abraço, no meu vizinho,
E dou uma boa noite pra vocês.

Dou um beijinho, no meu amigo,
E dou uma boa noite pra vocês.

 Acordando o corpo.
Música: Desengonçada – Bia Bedran (A CAIXA DE MÚSICA DE BIA) Faixa 11.

    Trabalhar o passo básico de dois para um lado e logo dois para o outro, incorporando o movimento cadenciado particular. As partes do corpo, que são nomeadas, mexe-las do jeito que cada um quiser.

 Formar grupos.
Música: O que é que a Baiana tem? – Dorival Caymmi (ALVORECER) faixa 04

Material: nenhum.
Disposição: todos à vontade, pelo espaço destinado para o jogo.
Desenvolvimento: os participantes andando livremente pelo espaço destinado ao jogo, seguindo o ritmo da música. O facilitador cria alguns critérios para formar novos grupos: cor de cabelos; número dos sapatos que calça cada um; o mês do aniversário; a comida favorita; a cor dos olhos; o signo; etc. Conseguiremos vários novos grupos, se percebermos algumas características do grupo.
 Aeróbica Tropical.
Música: Aeróbica Tropical – Bia Bedran.

    Primeiramente, questionar aos participantes se conseguem fazer determinadas posturas e ações, seguidamente colocar a música e desenvolver a coreografia, seguindo o ritmo e a letra da música.
    Questões: olhar para um e outro lado, girar a cabeça, levantar o braço e abanar com a mão, a onde está o coração?, mãos na cintura e rebolar, ficar num pé só, pular, bater mãos, bater pés, dar uma volta no lugar.

 Olá como vai.
Música: Olá como vai – Folclore nordestino.

    Criar primeiramente uma pequena seqüência coreográfica, como a de estar em duplas e se cumprimentarem um de cada vez dando-se “olá, como vai”, seguidamente se dão às mãos na frente e cruzando os braços, e pulando em círculo, se despedem para buscar um outro colega e repetir a coreografia.

 Ficar dois a dois.
Música: Ó preta, ó preta- Bia Bedran.

    Andar livremente de mãos dadas, pela sala. Ao sinal do professor, que indicará uma parte do corpo, os dois alunos, imediatamente, deverão encostar a parte indicada e continuar caminhando.
  • Ombro com ombro;
  • Pé com pé;
  • Costas com costas.

 Mantendo o fluxo do movimento.
Música: Tema de Amor de Gabriela – Tom Jobim.

    Seguindo com a disposição de dois a dois, solicitar que se coloquem frente a frente deixando encostados somente, a ponta de todos os dedos, estabelecendo um verdadeiro contato, porem mínimo. Ao iniciar a música, começar uma movimentação lenta a partir das mãos, na procura de exploração do espaço circundante, sem poder soltar-se da mão do colega, mantendo esta união tênue. Num segundo momento, pode ser desconectada esta união mais previamente deve aparecer uma nova, na qual se encontrem duas partes do corpo iguais numa conexão verdadeira e fluída.

 Agachar-se.
Música: Roda de Cirandas – Bia Bedran.

Número de participantes: 10 a 40.
Idade: 8 anos em diante.
Duração: 20 minutos ou mais, de acordo com o interesse dos participantes.
Material: toca-disco e disco, gravador ou rádio, pode-se também substituir tudo isso por palmas.
Objetivos: desenvolvimento de agilidade de movimentos, dos reflexos e da coordenação motora.

Organização: os participantes formarão um círculo, aos pares, ficando os homens do lado de dentro e as mulheres do lado de fora.
Desenvolvimento: ao compasso da música, ou na cadência das palmas, as mulheres seguirão em direção oposta à dos homens. Ao soar o apito, cada qual correrá em busca de seu par, tomando-lhe as mãos e agachando-se. O par que se agachar por último será o perdedor e terá de sair do jogo. Por se tratar de uma brincadeira bastante movimentada e que requer muita energia, o animador poderá estabelecer, a seu critério, que, ao soar o apito, as mulheres permaneçam paradas onde estiverem e que o par correspondente corra a seu encontro. A música recomeça e a brincadeira continua.
Observações: levando-se em conta o espaço disponível, não há necessidade de formar círculo. Podem-se organizar também filas paralelas. Outra variante: ao invés de música de fundo, ou palmas, pode-se entoar uma canção que seja de todos conhecida.

 A dança da bolha de sabão.
Música: O grande Chefão.

    Mostrar primeiramente uma bolha de sabão e brincar com as crianças, de poder pega-las, deixando que se familiarizem com as mesmas e provocando a percepção de diversas partes corpóreas, como também a integridade e globalização destes segmentos. Solicitar que peguem as bolhas com os pés, com as mãos, com a boca, etc.
    Convida-los para imitarmos uma bolha de sabão, incentivando o expandir e recolher do corpo e seguidamente com um fundo musical imitar uma bolha em ação, sendo esta provocada pelo vento, pela umidade do ambiente, etc., até explodir.

 Dança com as mãos.
Música: Everibody

    Deixando um fundo musical alegre, ir solicitando que as crianças ponham suas mãos em diferentes partes do corpo, que irão sendo solicitadas e dancem livremente sem tirar as mãos desse lugar. Primeiramente fazer esta atividade solicitando que a criança coloque suas mãos em segmentos corporais próprios para logo ir pondo nos colegas.

 Quero ver quem pega.

    Ensinar para as crianças a música “quero ver quem pega”, sentados numa roda, para seguidamente poder brincar em pé, usando todo o espaço disponível da sala. Após ver que este momento está perdendo interesse sentar numa rodinha para conversar das diversas partes que pegamos e outras que também podem ser pegas.

 Mural de partes do corpo.
Música: Stop.

    Repartir para cada aluno um cartão que contem um segmento corporal específico e logo que cada um viu do que se trata pedir para desenharem com giz de cera, num papel pardo dito segmento corporal, seguindo as bordas do papel, como se tratara-se de uma moldura.
     Seguidamente, estabelecer a brincadeira de quando tiver música ficaram dançando em redor de nosso painel e quando a música parar deverão colocar rapidamente a parte correspondente encima do desenho feito. Num primeiro momento a criança põe encima de seu próprio desenho, num segundo momento encima do que estiver na sua frente.

 A pulguinha.
Música: A Pulguinha – Bia Bedran.

    Usando como fundo musical “A pulguinha”, brincar de ir tocando os diversos segmentos corporais que são nomeados, tendo em consideração o ritmo que a mesma música impõe.

 Um retrato engraçado.

    Para finalizar o encontro, solicitar que cada criança procure em revistas o segmento corporal que estava escrito no seu cartão. Seguidamente pedir para recortarem para podermos montar uma figura do outro lado de nosso mural, colando as gravuras e desenhando as que faltam com giz de cera.

 O “Atomium”.
Música: Dorme – Palavra Cantada.

    Formando uma grande roda, solicitar para os participantes fecharem os olhos, e começarem a ouvir a música, prestar atenção na melodia. Num segundo momento, solicitar que sem abrir os olhos, tentem procurar com as pontas dos dedos das mãos, as pontas dos dedos das mãos dos seus colegas à direita e esquerda. Seguidamente sem soltar este contato mínimo, pedir para começar a se movimentar e transmitir esta sensação para o colega do lado, recebendo-a e passa-la para o próximo. Assim todo o grupo estará se movimentando lentamente, ao ritmo da música de fundo.   



Ricardo León (Coquito)
Educador – Movimento
Brinquedista
Fones: (51) 33480446 / 99779203
e-mails: rlcc@terra.com.br

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