BRINCANDO COM O CORPO.
(Oficina de Formação
Lúdica)
PLANEJAMENTO.
Olá – olá.
Olá – olá,
eu já cheguei,
E dou uma
boa noite pra vocês.
Bato palmas,
1-2-3,
E dou uma
boa noite pra vocês.
Bato os pés,
1-2-3,
E dou uma
boa noite pra vocês.
Dou um
abraço, no meu vizinho,
E dou uma
boa noite pra vocês.
Dou um
beijinho, no meu amigo,
E dou uma
boa noite pra vocês.
Acordando o corpo.
Música: Desengonçada – Bia Bedran (A CAIXA DE MÚSICA DE BIA) Faixa 11.
Trabalhar
o passo básico de dois para um lado e logo dois para o outro, incorporando o
movimento cadenciado particular. As partes do corpo, que são nomeadas, mexe-las
do jeito que cada um quiser.
Formar grupos.
Música:
O que é que a Baiana tem? – Dorival Caymmi (ALVORECER) faixa 04
Material: nenhum.
Disposição: todos à vontade, pelo espaço destinado
para o jogo.
Desenvolvimento: os participantes andando livremente pelo
espaço destinado ao jogo, seguindo o ritmo da música. O facilitador cria alguns
critérios para formar novos grupos: cor de cabelos; número dos sapatos que
calça cada um; o mês do aniversário; a comida favorita; a cor dos olhos; o
signo; etc. Conseguiremos vários novos grupos, se percebermos algumas
características do grupo.
Aeróbica Tropical.
Música: Aeróbica Tropical – Bia Bedran.
Primeiramente, questionar aos participantes
se conseguem fazer determinadas posturas e ações, seguidamente colocar a música
e desenvolver a coreografia, seguindo o ritmo e a letra da música.
Questões: olhar para um e outro lado, girar
a cabeça, levantar o braço e abanar com a mão, a onde está o coração?, mãos na
cintura e rebolar, ficar num pé só, pular, bater mãos, bater pés, dar uma volta
no lugar.
Olá como vai.
Música: Olá como vai – Folclore nordestino.
Criar primeiramente uma pequena seqüência
coreográfica, como a de estar em duplas e se cumprimentarem um de cada vez
dando-se “olá, como vai”, seguidamente se dão às mãos na frente e cruzando os
braços, e pulando em círculo, se despedem para buscar um outro colega e repetir
a coreografia.
Ficar dois a dois.
Música: Ó preta, ó preta- Bia Bedran.
Andar livremente de mãos dadas, pela sala.
Ao sinal do professor, que indicará uma parte do corpo, os dois alunos,
imediatamente, deverão encostar a parte indicada e continuar caminhando.
- Ombro com ombro;
- Pé com pé;
- Costas com costas.
Mantendo o fluxo do movimento.
Música: Tema de Amor de Gabriela – Tom Jobim.
Seguindo com a disposição de dois a dois,
solicitar que se coloquem frente a frente deixando encostados somente, a ponta
de todos os dedos, estabelecendo um verdadeiro contato, porem mínimo. Ao
iniciar a música, começar uma movimentação lenta a partir das mãos, na procura
de exploração do espaço circundante, sem poder soltar-se da mão do colega, mantendo
esta união tênue. Num segundo momento, pode ser desconectada esta união mais
previamente deve aparecer uma nova, na qual se encontrem duas partes do corpo
iguais numa conexão verdadeira e fluída.
Agachar-se.
Música: Roda de Cirandas – Bia Bedran.
Número de
participantes: 10 a 40.
Idade: 8 anos em diante.
Duração: 20 minutos ou mais, de
acordo com o interesse dos participantes.
Material: toca-disco e disco,
gravador ou rádio, pode-se também substituir tudo isso por palmas.
Objetivos: desenvolvimento de
agilidade de movimentos, dos reflexos e da coordenação motora.
Organização: os participantes formarão um círculo, aos
pares, ficando os homens do lado de dentro e as mulheres do lado de fora.
Desenvolvimento: ao compasso da música, ou na cadência das palmas,
as mulheres seguirão em direção oposta à dos homens. Ao soar o apito, cada qual
correrá em busca de seu par, tomando-lhe as mãos e agachando-se. O par que se
agachar por último será o perdedor e terá de sair do jogo. Por se tratar de uma
brincadeira bastante movimentada e que requer muita energia, o animador poderá
estabelecer, a seu critério, que, ao soar o apito, as mulheres permaneçam
paradas onde estiverem e que o par correspondente corra a seu encontro. A
música recomeça e a brincadeira continua.
Observações: levando-se em conta o espaço disponível,
não há necessidade de formar círculo. Podem-se organizar também filas
paralelas. Outra variante: ao invés de música de fundo, ou palmas, pode-se
entoar uma canção que seja de todos conhecida.
A dança da bolha de sabão.
Música: O grande Chefão.
Mostrar primeiramente uma bolha de sabão e
brincar com as crianças, de poder pega-las, deixando que se familiarizem com as
mesmas e provocando a percepção de diversas partes corpóreas, como também a
integridade e globalização destes segmentos. Solicitar que peguem as bolhas com
os pés, com as mãos, com a boca, etc.
Convida-los para imitarmos uma bolha de
sabão, incentivando o expandir e recolher do corpo e seguidamente com um fundo
musical imitar uma bolha em ação, sendo esta provocada pelo vento, pela umidade
do ambiente, etc., até explodir.
Dança com as mãos.
Música: Everibody
Deixando um fundo musical alegre, ir
solicitando que as crianças ponham suas mãos em diferentes partes do corpo, que
irão sendo solicitadas e dancem livremente sem tirar as mãos desse lugar.
Primeiramente fazer esta atividade solicitando que a criança coloque suas mãos
em segmentos corporais próprios para logo ir pondo nos colegas.
Quero ver quem pega.
Ensinar para as crianças a música “quero
ver quem pega”, sentados numa roda, para seguidamente poder brincar em pé,
usando todo o espaço disponível da sala. Após ver que este momento está
perdendo interesse sentar numa rodinha para conversar das diversas partes que pegamos
e outras que também podem ser pegas.
Mural de partes do corpo.
Música: Stop.
Repartir para cada aluno um cartão que
contem um segmento corporal específico e logo que cada um viu do que se trata
pedir para desenharem com giz de cera, num papel pardo dito segmento corporal,
seguindo as bordas do papel, como se tratara-se de uma moldura.
Seguidamente, estabelecer a brincadeira de
quando tiver música ficaram dançando em redor de nosso painel e quando a música
parar deverão colocar rapidamente a parte correspondente encima do desenho
feito. Num primeiro momento a criança põe encima de seu próprio desenho, num
segundo momento encima do que estiver na sua frente.
A pulguinha.
Música: A Pulguinha – Bia
Bedran.
Usando como fundo musical “A pulguinha”,
brincar de ir tocando os diversos segmentos corporais que são nomeados, tendo
em consideração o ritmo que a mesma música impõe.
Um retrato engraçado.
Para finalizar o encontro, solicitar que
cada criança procure em revistas o segmento corporal que estava escrito no seu
cartão. Seguidamente pedir para recortarem para podermos montar uma figura do
outro lado de nosso mural, colando as gravuras e desenhando as que faltam com
giz de cera.
O “Atomium”.
Música: Dorme
– Palavra Cantada.
Formando uma grande roda, solicitar para os participantes fecharem os
olhos, e começarem a ouvir a música, prestar atenção na melodia. Num segundo
momento, solicitar que sem abrir os olhos, tentem procurar com as pontas dos
dedos das mãos, as pontas dos dedos das mãos dos seus colegas à direita e
esquerda. Seguidamente sem soltar este contato mínimo, pedir para começar a se
movimentar e transmitir esta sensação para o colega do lado, recebendo-a e
passa-la para o próximo. Assim todo o grupo estará se movimentando lentamente,
ao ritmo da música de fundo.
Ricardo León (Coquito)
Educador – Movimento
Brinquedista
Fones: (51) 33480446 / 99779203
e-mails: rlcc@terra.com.br
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